
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou nesta terça-feira (2) a análise das indicações do governador Cláudio Castro para o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa).
Os delegados Rafael Carvalho de Menezes e Antenor Lopes Martins Júnior foram aprovados pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas. Os nomes ainda terão que ter a aprovação do plenário.
Menezes, atual presidente da Agenersa, foi reconduzido ao cargo de conselheiro por mais quatro anos. Já Lopes foi indicado para substituir Marcos Cipriano de Oliveira Mello, cujo mandato se encerra no dia 30 de setembro.
A indicação de Antenor Lopes já tinha sido acordada entre o governador e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, ainda antes do rompimento político entre ambos. Na semana passada, o delegado entregou pessoalmente seu currículo aos deputados da Casa. Seu nome não enfrenta resistências.
Já a recondução de Menezes deve encontrar maior dificuldade. Deputados afirmam que a gestão dele à frente da agência sofreu críticas relacionadas à inoperância e a reclamações de consumidores sobre os serviços prestados por concessionárias de energia, água e esgoto. Porém, a aprovação do seu nome pela comissão é um avanço importante.
Próximos passos
A aprovação em comissão é apenas a primeira etapa do processo. Agora, os nomes seguirão para análise no plenário da Alerj, onde a votação será aberta e decidida por maioria simples. A apreciação deve ocorrer na próxima semana.
A reunião extraordinária desta terça foi convocada pelo presidente da comissão, deputado Rodrigo Amorim (União Brasil). Também participaram os membros Chico Machado (Solidariedade) e Fred Pacheco (PMN).
Em atualização.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-da-alerj-aprova-indicados-do-governo-para-conselheiros-da-agenersa/