20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A presidente da Comissão de Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Martha Rocha (PDT), vai se reunir, no próximo dia 14, com os secretários estaduais de Segurança Pública, Victor Santos, e da Polícia Militar, coronel Marcelo Nogueira, na tentativa de buscar de soluções para pendências em concursos públicos da PM cujos candidatos ainda não conseguiram ingressar na corporação.

A estimativa é que hoje haja um déficit de pelo menos 15 mil policiais no estado. Por isso, o colegiado realizou uma audiência pública na Alerj, na quinta-feira (09/05), para começar a buscar caminhos. O concurso que está em andamento, para duas mil vagas, por exemplo, teve a primeira etapa anulada no ano passado por suspeitas de fraude.

A partir daí, houve um longo processo para descredenciar a empresa responsável, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), e contratar uma nova instituição, no caso a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por conta dessa anulação, houve uma redução de participação na ordem de 50%.

Uma das soluções apresentadas no debate, inclusive, é tentar reduzir a nota de corte desse concurso para facilitar o ingresso dos candidatos no Curso de Formação de Soldados (CFsd). A nota de corte atual é 60 pontos. Martha explicou que a corporação deverá divulgar o resultado da primeira prova objetiva escrita nos próximos dias. A deputada disse esperar que, a partir de outubro, o certame avance para as fases posteriores, como a investigação social.

Anulação de questões

A audiência também debateu o concurso de 2014, em que 800 candidatos reivindicam a anulação de quatro questões de História que estariam em desacordo com o conteúdo previsto.

“Em 2014, a PM fez uma escolha equivocada da empresa que aplicaria o concurso. O Judiciário já anulou essas questões e há o entendimento do Ministério Público para fazer um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Os candidatos têm o direito de seguir as demais etapas do concurso”, observou a deputada.

A reunião entre as comissões e os secretários também abordará questões relativas ao concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado em 2021. Muitos eliminados na etapa objetiva afirmam que não tiveram a redação corrigida, apesar de atingirem a pontuação necessária.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-da-alerj-se-reunira-com-secretarios-para-discutir-pendencias-em-concursos-da-pm/