
A Comissão de Cultura na Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei que institui o Dia Nacional de Defesa da Democracia em 25 de outubro. A data marca a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, após ser preso pela ditadura militar (1964-1985).
O PL de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi aprovado pelo Senado em abril do ano passado. A matéria foi uma das recomendações do relatório final da CPI do 8 de Janeiro. O texto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter conclusivo.
“Começamos a ver as pessoas colocando 25 de outubro como o ‘Dia da Democracia’ de forma espontânea nas redes sociais. Essa conexão entre o assassinato e a democracia, reconhecendo o legado do meu pai, é algo que emociona a família”, diz Ivo Herzog, filho do jornalista.
“Não dá para dizer que o que aconteceu com ele valeu a pena, mas a gente tem orgulho de ver que as pessoas não se esqueceram.”
Com informações da repórter Mônica Bergamo na Folha de São Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-da-camara-aprova-dia-nacional-de-defesa-da-democracia-em-aniversario-da-morte-de-herzog/