
A Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio enviou um ofício ao prefeito Eduardo Paes pedindo a desapropriação do prédio da UNE (União Nacional dos Estudantes), na Praia do Flamengo 132.
Presidente da comissão, o vereador Pedro Duarte (Novo) pede ao prefeito que use o mesmo critério que pretende adotar em casas e edifícios da cidade: a desapropriação por hasta pública. Ou seja, um modelo pelo qual é feita a prévia declaração de utilidade pública do imóvel, o leilão e o pagamento ao proprietário do valor arrecadado.
No documento, enviado ontem ao prefeito, o vereador alega que o prédio da UNE, “apesar dos esforços do governo federal e do próprio município do Rio de Janeiro, se encontra abandonado há décadas e com obras paralisadas há oito anos, degradando a região como um todo”.
Em outro trecho, ele chama o edifício de “Esqueleto da UNE”: “Chega a ser inacreditável que um imóvel localizado em uma região nobre da cidade, em frente a um dos principais parques da cidade, com vista para o mar, e muito próximo ao metrô esteja no estado em que se encontra, chegando a ser identificado como “Esqueleto da UNE”.
A discussão sobre os imóveis abandonados ganhou força recentemente depois que um casarão abandonado na Rua Senador Pompeu, Centro, desabou, há algumas semanas. Uma audiência pública para discutir o tema foi marcada para o dia 31 de março, mas o prefeito pediu para que fosse adiada para o dia 24 de abril. A ideia da comissão da Câmara é levar o caso do prédio da UNE para a audiência.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-de-assuntos-urbanos-da-camara-pede-a-paes-a-desapropriacao-do-predio-da-une-na-praia-do-flamengo/