2 de abril de 2025
Comissão de Saneamento debaterá crise hídrica e tarifas da Águas
Compartilhe:

A Comissão de Saneamento Básico da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza, na próxima quarta-feira (02/04), mais uma audiência pública para discutir os problemas enfrentados pelos consumidores da Águas do Rio. A concessionária, que atende 35 cidades do interior e bairros da capital, tem sido alvo de críticas desde o ano passado, quando diversas regiões começaram a sofrer com a falta d’água e o aumento das tarifas.

O deputado Jari Oliveira (PSB), presidente da comissão, ressaltou a importância do debate: “A água é vida e precisamos garantir o direito de todo morador ter água na torneira. Hoje a população sofre com falta de abastecimento e uma tarifa cara. A audiência pública é um momento importante para que todos possam ser ouvidos e contribuir para a melhoria dos serviços.”

A situação é considerada “preocupante” pelo parlamentar, que destaca o paradoxo de moradores enfrentarem a falta d’água enquanto as contas chegam com aumentos. “A água tem faltado na torneira dos moradores, mas a conta chega em dia e com reajuste”, completou Oliveira.   

A expectativa é que a audiência pública promova um diálogo e contribua para a busca de soluções que garantam o acesso à água e a justiça tarifária para a população. A crise no abastecimento da Águas do Rio tem gerado grande insatisfação entre os consumidores, que relatam dificuldades em suas rotinas e prejuízos financeiros. 

Para o encontro foram convidados o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, o presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Rafael Menezes, o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, o presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, e o defensor público Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão. 

Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-de-saneamento-debatera-crise-hidrica-e-tarifas-da-aguas-do-rio-em-nova-audiencia-publica/