Foto: Reprodução
A Comissão de Transporte da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) solicitou ao Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RJ) uma reavaliação de todos os pardais de trânsito instalados na cidade do Rio de Janeiro.
Denúncias recebidas pelo Colegiado dizem que os equipamentos localizados na Rua Francisco Leal, em Padre Miguel, registram de forma errada a velocidade dos veículos que passam pela via.
Além de pedir a aferição dos pardais do bairro da Zona Norte do Rio, o ofício do presidente da comissão, deputado Dionísio Lins (PP), também quer ter acesso aos contratos de serviço e o nome das empresas responsáveis pela manutenção dos equipamentos.
Segundo o deputado, pelo menos 80% das contestações de multas de trânsito que chegam à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) são indeferidas. Esse mesmo rigor, diz, deveria valer para o bom funcionamento dos radares.
“Não dá mais para o motorista ser autuado por um equipamento que não esteja dentro das normas técnicas exigidas. Neste pardal em Padre Miguel, há relatos de motoristas que trafegam a 36 km/h, mas o equipamento registra até 99 km/h, isso é um verdadeiro absurdo. Tolerância zero para os pardais” disse Lins.
O deputado questiona ainda a ausência de um estudo técnico para a instalação desses equipamentos. Muitos deles, argumenta, são colocados em áreas de risco para o motorista.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-de-transporte-da-alerj-quer-a-reavaliacao-de-pardais-instalados-no-rio/