
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu uma bronca nos deputados do governo e oposição que estavam gritando no plenário “sem anistia” e “Lula ladrão”, impedindo o andamento das votações do dia. Os parlamentares exaltados não obedeceram ao comando da presidente em exercício, e terceira secretária da Mesa, Delegada Katarina (PSD-SE).
Motta assumiu a sessão, disse para os deputados se acalmarem e em seguida fez um discurso de repreensão, dizendo que ele não é “frouxo” e não aceitará um comportamento de “jardim de infância”.
— Entendo o ambiente turbulento político que o país enfrenta diante dos últimos acontecimentos, mas eu quero dizer as vossas excelências. Se vossas excelências estão confundindo esse presidente, como uma pessoa paciente, com o presidente frouxo, vocês ainda não me conhecem. Aqui não é o jardim da infância, nem muito menos um lugar para uma espetacularização que denigra a imagem dessa Casa. Eu não aceitarei esse tipo de comportamento — afirmou.
Motta disse estava fora da sessão por causa de reuniões com outros parlamentares e, em seguida, iria participar de um evento com empresários. Para evitar que deputados do PT ou PL estivessem no comando da sessão, Hugo Motta escolheu a Delegada Katarina para assumir a presidência. O presidente disse que ela foi desrespeitada pelos colegas, quando eles não obedeceram as ordens dela para paralisarem as manifestações.
— O presidente está aqui para garantir a ordem. Não vamos permitir que esse ambiente (político) prejudique a nossa convivência. Não estou aqui para dizer o que cada deputado deve ou não defender, mas estou aqui para garantir que o regimento será cumprido, e o presidente saberá exercer o poder dessa presidência, se necessário for. O senhores saibam de uma coisa, eu não compactuei com atitudes como essas — disse.
O presidente da Câmara ainda aproveitou para dizer que vai pedir para a Polícia Legislativa impedir a entrada de deputados sem gravata no plenário e comissões, como forma de respeito as regras. Motta ainda disse que se um parlamentar for pego desrespeitando outro colega, ele mesmo irá denunciar ao Conselho de Ética.
— Se o parlamentar desrespeitar o colega, a própria presidência vai acioná-lo no Conselho de ética, e todas as medidas restritivas da casa. E não me venham depois cobrar uma mudança de comportamento, porque não terá. Nós não retrocederemos nisso. Quem estiver aqui preocupado em agredir colega para aparecer, não terá dessa presidência nenhuma complacência.
Confira o vídeo:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/confusao-entre-bolsonaristas-e-petistas-na-camara-federal-sobre-denuncia-obriga-hugo-motta-a-intervir-e-repreender-deputados-veja-o-video/