
Após denúncias de maus-tratos a brasileiros deportados dos Estados Unidos, o Congresso Nacional também decidiu cobrar explicações diretamente da embaixada americana. O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), presidente da Comissão sobre Migrações e Refugiados, anunciou que acionará tanto a representação diplomática quanto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para apurar o caso, informa Igor Gadelha, no Metrópoles.
“Nosso papel agora, como representantes do Congresso Nacional, será acolher, garantir o tratamento adequado aos brasileiros, além de cobrar respeito, denunciando e dando visibilidade ao caso em âmbito mundial. Nossas leis não podem ser submissas a essa política autoritária, violenta e intolerante característica da ultradireita”, declarou Gadêlha.
A iniciativa parlamentar amplia a pressão sobre os Estados Unidos, que já foram questionados pelo Itamaraty. Na segunda-feira (27), o governo brasileiro convocou Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da embaixada americana, para dar explicações sobre o que classificou como “distúrbios” na última deportação.
No voo, que trouxe 88 brasileiros e fez uma escala de emergência em Manaus, os deportados denunciaram à Polícia Federal a falta de comida e de ar-condicionado. Também relataram que as autoridades americanas exigiram o uso de algemas até Belo Horizonte, o que foi recusado pelo governo brasileiro, que providenciou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para completar o trajeto.
Escobar afirmou, em reunião com a embaixadora Márcia Loureiro, que o uso de algemas é um procedimento padrão em voos de deportação e prometeu investigar possíveis violações de direitos humanos.
Para Gadêlha, os episódios expõem violações de tratados internacionais e refletem práticas autoritárias. O parlamentar destacou que o Congresso buscará medidas para proteger os brasileiros e cobrar mudanças nas políticas adotadas pelos Estados Unidos.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/congresso-tambem-cobrara-dos-eua-solucao-para-tratamento-degradante-dado-a-deportados-brasileiros/