O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do novo Código Eleitoral, anunciou um acordo com a bancada feminina do Senado para reservar 20% das cadeiras no Congresso Nacional para mulheres. A medida, que também inclui destinar 30% dos recursos de campanha para candidaturas femininas, visa promover maior diversidade de gênero na política brasileira.
Em entrevista ao Congresso em Foco, Castro explicou que a reserva de cadeiras se estenderá também às câmaras municipais e assembleias legislativas em todo o país. “Estamos propondo que todas as câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional tenham pelo menos 20% das cadeiras reservadas para mulheres”, afirmou o senador.
O acordo com a bancada feminina foi concluído após debates sobre as melhores estratégias para incentivar a participação das mulheres nos espaços de poder. Este debate foi um dos pontos que travaram a votação do texto no primeiro semestre. Agora, espera-se que o novo Código Eleitoral seja destravado e analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: https://agendadopoder.com.br/congresso-tera-20-de-vagas-reservadas-para-mulheres-essa-e-a-proposta-do-relator-do-novo-codigo-eleitoral/