Polêmica à vista na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Foram publicadas nesta quinta-feira (02), no Diário Oficial, as convocações dos suplentes e novos titulares para assumir as vagas dos nove deputados que renunciaram aos mandatos para assumir cargos de prefeito ou vice, ou se licenciaram para assumir secretarias da Prefeitura do Rio. Apesar da deputada Martha Rocha (PDT) ter garantido que, ao se licenciar para assumir a Secretaria de Assistência Social do Rio, sua vaga na Alerj seria destinada ao 2º suplente do PDT, o ex-deputado Wanderson Nogueira, foi o 1º suplente definido nas eleições de 2022, Ricardo da Karol (PL), que foi convocado.
A convocação promete terminar na Justiça porque Ricardo da Karol trocou o PDT pelo PL para concorrer à Prefeitura de Magé em 2024. Ele foi derrotado na disputa, obtendo apenas 8,56 % dos votos; foi o 2º colocado, perdendo para o prefeito Renato Cozzolino que foi reeleito com 88,74 % dos votos. Com a posse dele na Alerj o beneficiado será o PL. Maior bancada da Casa, com 16 deputados, o partido ganha mais um parlamentar.
Quando aceitou o convite de Eduardo Paes para assumir a secretaria, Martha disse que antes de tomar a decisão consultou o corpo jurídico do PDT que garantiu que a sua vaga ficaria com Wanderson Nogueira. Ela disse que Ricardo da Karol saiu do PDT fora da janela partidária e por isso teria perdido todas as prerrogativas partidárias, afirmou a deputada. “No TSE, este debate está pacificado”, afirmou a deputada na época.
Além de Ricardo da Karol a Alerj também convocou Alexandre Knoploch (PSC) para a vaga de Leo Vieira que assumiu a Prefeitura de São João de Meriti; Delegado Carlos Augusto (PL) para o lugar de Doutor Serginho, que virou prefeito de Cabo Frio; Lilian Prates (PCdoB) para substituir Andrezinho Ceciliano, novo prefeito de Paracambi e Marcelo Dino (União) para a vaga de Márcio Canella, que assumiu a Prefeitura de Belford Roxo. Sarah Pôncio (PROS) foi convocada para assumir a vaga de Tande Vieira, que virou prefeito de Resende, e Sérgio Fernandes (PSD) vai para o lugar de Luiz Cláudio Ribeiro, eleito prefeito de Mangaratiba. Luiz Cláudio ocupava como suplente a vaga de Eduardo Cavaliere, eleito vice-prefeito do Rio. e Janeiro.
Também foram convocados para assumirem como suplentes, Atila Nunes (PSD), que reassume no lugar de Guilherme Schleder, que voltou à Secretaria de Esportes da Prefeitura do Rio, e Marcos Muller (União) para o lugar de Bruno Dauaire, que continua na Secretaria estadual de Habitação.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/convocacao-de-suplentes-na-alerj-promete-polemica-no-pdt-sobre-vaga-de-martha-rocha-que-assumiu-secretaria-de-eduardo-paes/