O bairro de Copacabana é o epicentro da hospedagem de delegações que participam da cúpula do G20, realizada nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19). Ao todo, 31 delegações estão distribuídas por 11 hotéis na região.
Entre os destaques está o Fairmont Hotel, que abriga líderes como o presidente Lula (Brasil), Emmanuel Macron (França), Olaf Scholz (Alemanha) e Justin Trudeau (Canadá). Representantes do Banco Mundial e do FMI também estão no local. Já o Rio Othon recebe a delegação argentina, liderada por Javier Milei, além de Uruguai, México e Japão.
O Copacabana Palace sedia delegações da Arábia Saudita, com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, e de Singapura, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.
No Leblon, o Sheraton fechou exclusivamente para a delegação chinesa, liderada por Xi Jinping, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está no Hilton Copacabana. Outras delegações americanas ocupam os hotéis Windsor California e Janeiro Hotel, no Leblon.
A Índia, com quase 250 integrantes, está no Hotel Nacional, em São Conrado, enquanto o Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, recebe África do Sul, Egito e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan.
Segundo a ABIH-RJ, os hotéis cinco estrelas da cidade registram taxa de ocupação acima de 95%. Em Copacabana, a taxa é de 88%, enquanto no Leblon e Ipanema chega a 90%.
Lista de delegações por bairros:
- Copacabana: Brasil, Alemanha, França, Canadá, Austrália, FMI, Banco Mundial, Japão, Argentina, Uruguai, México, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, EUA (Hilton e Windsor California).
- Leblon: China (Sheraton), EUA (Janeiro Hotel).
- São Conrado: Índia (Hotel Nacional).
- Barra da Tijuca: África do Sul, Egito, Turquia (Grand Hyatt).
Com informações da Folha de S.Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/copacabana-recebe-maior-numero-de-delegacoes-que-vieram-para-o-g20-veja-a-lista-por-bairros/