28 de março de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

O STF formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal e pela cassação do mandato dela em decorrência da condenação.

Mas a decisão do STF deverá ser referendada pela Câmara, que só dará início a um processo de cassação no Conselho de Ética com a condenação transitada em julgado. Acontece que o julgamento no STF está suspenso por 90 dias pelo pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques.

Somente após o ministro devolvê-lo à pauta e a condenação se efetivar, será possível calcular o tempo que levará para cassar o mandato dela na Câmara. Mas a cúpula do PL já trabalha com hipóteses. Numa delas, se Zambelli for cassada, o suplente Coronel Tadeu (PL-SP) assumirá o mandato, voltando à Câmara.

A cassação, no entanto, pode se arrastar até o final do próprio mandato da deputada e, portanto, um corporativismo entre os colegas pode ajudá-la a concluir os quatro anos pelos quais foi eleita. A exemplo do processo contra Chiquinho Brazão, que se arrasta na Câmara há meses.

Vale lembrar que Carla Zambelli — apesar das acusações de Jair Bolsonaro de que teria sido a culpada pela derrota dele em 2022 — foi a deputada mais votada do PL, com 946,2 mil votos, ficando a frente de Eduardo Bolsonaro (741,7 mil).

Informações do repórter Lauro Jardim, em O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/coronel-tadeu-pl-sp-vai-assumir-o-mandato-na-camara-no-lugar-de-carla-zambelli-se-ela-for-cassada/