
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Câmeras da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro realizará sua primeira oitiva na próxima segunda-feira (11). A convocação dos integrantes do colegiado foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (07).
Foram convidados para prestar esclarecimentos os representantes das empresas responsáveis pela instalação de sistemas de videomonitoramento e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio, Gustavo Guerrante. Os convites para participação na comissão foram enviados no fim de julho.
Além de Guerrante, são aguardados Erick Castiglioni Coser, diretor executivo da Gabriel Tecnologia Ltda, e Marcelo Lopes de Paula, sócio-administrador do Grupo Guardião Serviços Especializados Ltda.
A CPI foi criada para investigar o uso de imagens de videomonitoramento por empresas privadas e órgãos públicos, além de apurar denúncias de pagamento de resgates ao crime organizado para a recuperação de veículos roubados. O plano de trabalho da comissão foi definido no início de julho.
Segundo o presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PL), a investigação busca esclarecer a possível conexão entre seguradoras, cooperativas e grupos criminosos, além de verificar se empresas privadas estão operando sistemas de vigilância em vias públicas sem a devida autorização legal.
A comissão é composta ainda por Marcelo Dino (União), vice-presidente; Filippe Poubel, que é o relator; Rodrigo Amorim (União Brasil); e Luiz Paulo (PSD). Os suplentes são Alan Lopes (PL), Renan Jordy (PL), Professor Josemar (Psol), Thiago Rangel (PMB) e Sarah Poncio (MDB).
Fonte: https://agendadopoder.com.br/cpi-das-cameras-da-alerj-fara-primeira-oitiva-na-proxima-segunda-feira/