
A CPI das Câmeras da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) agendou para a próxima segunda-feira (25) sua próxima reunião. Foram convidados os secretários estaduais de Polícia Civil, Felipe Curi, e de Segurança Pública, Victor Santos.
Além dos secretários, o colegiado também solicitou a presença de representantes de cooperativas que comercializam seguros e atuam na recuperação de veículos. O objetivo é compreender por que essas organizações apresentam índices de recuperação maiores do que as seguradoras tradicionais.
O presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PL), afirmou que a comissão irá apurar possíveis vínculos dessas entidades com atividades criminosas.
Na primeira oitiva, no último dia 11, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio, Gustavo Guerrante, informou que já foi determinada a retirada de 400 câmeras irregulares instaladas em vias públicas pela empresa Gabriel Tecnologia. A companhia é um dos principais alvos das investigações.
O diretor executivo da empresa, Erick Castiglioni Coser, declarou que respeita a decisão da Prefeitura do Rio e garantiu aos deputados que todas as câmeras estarão regularizadas até o prazo estabelecido pelo município, em 31 de dezembro de 2025.
Além Knoploch, a CPI das Câmeras conta com Marcelo Dino (União) como vice-presidente e Filippe Poubel (PL) como relator. Também integram o grupo, como membros titulares, os deputados Rodrigo Amorim (União) e Luiz Paulo (PSD). Os suplentes são Alan Lopes (PL), Renan Jordy (PL), Professor Josemar (PSOL), Thiago Rangel (Avante) e Sarah Poncio (SDD).
Fonte: https://agendadopoder.com.br/cpi-das-cameras-marca-reuniao-com-secretarios-de-seguranca-e-policia-civil/