9 de setembro de 2025
CPI do INSS quase termina em briga entre deputados durante
Compartilhe:

A sessão da CPI do INSS desta segunda-feira quase se transformou em um confronto físico entre deputados. O episódio aconteceu durante o depoimento do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), quando parlamentares se exaltaram e precisaram ser contidos por colegas.

O deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS) questionava Lupi sobre nomeações na pasta e a cronologia das fraudes no INSS, e o ex-ministro preferiu não responder. A divergência provocou intervenção do líder governista, Paulo Pimenta (PT-RS), e uma resposta firme do presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-RS):

— O senhor não é presidente dessa CPI e não manda aqui — disse Viana, desencadeando um bate-boca entre Rogério Carvalho (PT-MG) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Carvalho se levantou e foi em direção a Sóstenes, precisando ser segurado por colegas. Durante a troca de farpas, ele mencionou o julgamento de Bolsonaro no STF:

— Se controla, que Bolsonaro vai ser preso na sexta, se acalma. Você foi vaiado em Minas Gerais — afirmou Carvalho.

Sóstenes pediu respeito, e Maurício Marcon (Podemos-RS) também precisou intervir para conter o ânimo do petista. Depois do tumulto, Lupi solicitou um intervalo para consultar sua defesa e retornou 10 minutos depois.

Lupi fala sobre as fraudes no INSS
No depoimento, Lupi disse que o governo monitorava possíveis irregularidades desde 2023, mas só compreendeu a dimensão das fraudes após a investigação da Polícia Federal.

— Infelizmente, não temos poder de adivinhação. Só depois das investigações da PF conseguimos dimensionar o que esses criminosos fizeram no INSS — declarou ao relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

O ex-ministro é um dos principais alvos da comissão, pois esteve à frente do ministério durante os anos em que os descontos associativos se multiplicaram. Seu depoimento é considerado imprevisível, e ele optou por não participar de treinamentos prévios, confiando em seu perfil espontâneo para enfrentar a comissão.

Repercussão e próximos passos
O episódio da quase briga reforça a tensão política em torno da CPI, que segue acompanhando os desdobramentos das investigações e o impacto das falas de Lupi sobre o governo e o ministério da Previdência.

Veja o vídeo:

Fonte: https://agendadopoder.com.br/cpi-do-inss-quase-termina-em-briga-entre-deputados-durante-depoimento-de-lupi-assista-ao-video/