
Apesar de estarem, em tese, do mesmo lado no espectro político, o pastor Silas Malafaia — um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — atacou duramente o senador Ciro Nogueira (PP-PI) nas redes sociais. O motivo: o senador não assinou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentado por bolsonaristas.
A ofensiva de Malafaia ocorre em meio ao aumento da pressão, por parte da base mais fiel de Bolsonaro, pela abertura de um processo contra Moraes. A tensão escalou após o ministro determinar que o ex-presidente cumpra prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, no âmbito do inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado.
“Traidor”, disparou Malafaia contra Ciro, que foi ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro e, portanto, visto como um dos nomes de confiança do ex-presidente. A expectativa era de que parlamentares próximos ao ex-chefe do Executivo se unissem na ofensiva contra Moraes, o que não se concretizou com o senador piauiense.
A resposta de Ciro Nogueira foi direta, e com recado político. “Eu não me meto na igreja. Se quiser ser senador, se candidatar e liderar o movimento político, será muito bem-vindo”, disse o senador em postagem nas redes sociais, sugerindo que Malafaia ultrapassou os limites ao querer ditar posições políticas dentro do Senado.
Ciro também alfinetou o pastor ao lembrar que o parlamento funciona de forma diferente de uma organização religiosa: “Aí então você verá que, diferente da sua igreja, na democracia não é a vontade de um, mas da maioria. E que ser torcedor é uma coisa, estar em campo com a responsabilidade de construir resultados é outra.”
O embate revela fissuras dentro do campo bolsonarista, onde disputas de protagonismo e divergências de estratégia vêm se tornando mais visíveis. Mesmo entre aliados históricos, como Malafaia e Ciro, o consenso parece cada vez mais distante — especialmente diante do agravamento da situação jurídica de Bolsonaro e da pressão para reagir politicamente às decisões do STF.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/crise-entre-aliados-malafaia-chama-ciro-nogueira-de-traidor-por-nao-apoiar-impeachment-de-moraes/