O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos – RJ) encaminhou ao Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pedido para que o Governo Federal utilize um percentual do saldo da balança comercial no socorro ao Rio Grande do Sul.
A ideia do parlamentar é que com a edição de uma Medida Provisória (MP) o Governo Federal crie um órgão federal, da administração direta ou indireta, para coordenar a reconstrução das áreas urbanas e rurais, a construção de um sistema de drenagem, de canalização e de barragens, além de destinar recursos para a geração dos empregos e da renda para as famílias atingidas sob a forma de financiamentos ou subsídios e a adoção de regras licitatórias mais apropriadas com a presente calamidade que assola o Estado.
Segundo Crivella, essa seria a melhor saída para financiar a reconstrução do Rio Grande do Sul, “O orçamento quando é aprovado já tem destinação de todo o recurso para projetos em todo o Brasil, se usarmos esse dinheiro, vai faltar em outros estados. Se emitirmos papel, vamos ter uma crise inflacionária. Se lançarmos títulos, vamos pagar 10% de juros”, diz o deputado.
Atualmente, as reservas brasileiras no exterior estão perto dos 400bi de dólares. De acordo com a proposta do parlamentar, o governo poderia usar 5%, cerca de 100bi de reais dessa poupança e financiar diversar obras sem utilizar o dinheiro do orçamento deste ano.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/crivella-quer-que-governo-federal-utilize-reservas-internacionais-em-socorro-ao-rs/