A posse de Washington Quaquá em seu terceiro mandato à frente da prefeitura de Maricá despertou a atenção de representantes da linhagem mais tradicional de líderes da esquerda cubana. Desembarcou, nesta segunda-feira, na cidade, Fidel Antonio Castro Smirnov, neto do el comandante Fidel Castro.
Nos últimos anos, Quaquá e Fidel Antonio se tornaram amigos, após inúmeras visitas do político fluminense a Cuba. Professor de Ciências da Computação na Universidade de Havana, o neto do líder revolucionário é especializado em nanotecnologia, com especialização em biologia molecular e ciências físicas.
Com conhecimento em tecnologias moleculares pouco desenvolvidas no Brasil, Fidel Antonio deve prestar consultoria para o desenvolvimento de um centro de pesquisas patrocinado pela prefeitura com participação de estudantes da cidade. Será também responsável pelo intercâmbio entre estudantes de Maricá e a Universidade de Havana.
– Vamos firmar parceria entre Maricá e Cuba para desenvolver pesquisas e produtos para a medicina na área de prevenção em infartos, de cura de câncer e de desenvolvimento de pesquisem em DNA para prevenção e cura de doenças. Cuba é o único país do hemisfério sul que desenvolveu vacinas contra o Covid e tem as melhores pesquisas de biotecnologia do mundo – comentou Quaquá, entusiasmado.
Nesta segunda-feira, o neto de Fidel foi recebido por Quaquá e pelo ator José de Abreu em almoço na residência de amigos. Nesta terça, fará um périplo pela cidade para conhecer os principais projetos sociais desenvolvidos pela administração petista.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/de-cuba-para-marica-neto-de-fidel-chega-a-cidade-para-acompanhar-a-posse-de-quaqua/