15 de janeiro de 2025
De Gleisi Hoffmann a Eduardo Cunha: sepultamento do pai de
Compartilhe:

O sepultamento de Benedito de Lira, ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel (AL), reuniu nesta quarta-feira (15), em Maceió, um amplo espectro de lideranças políticas nacionais e locais. Pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), Benedito morreu aos 82 anos após lutar contra um câncer por mais de duas décadas.

O cemitério Parque das Flores foi palco de uma homenagem que transcendeu divergências ideológicas. Entre os presentes, estavam os ministros André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), do governo Lula, além de Gleisi Hoffmann, presidente do PT. A cena também contou com figuras como o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), possível sucessor de Lira na presidência da Câmara, o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Coroas de flores enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Janja foram dispostas ao lado de homenagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle, reforçando o caráter plural do momento.

O velório, realizado na terça-feira (14), contou com a presença de políticos como Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara, e João Campos (PSB), prefeito do Recife. No enterro, os filhos de Arthur Lira participaram de um cortejo que levou o corpo até o local do sepultamento.

Benedito de Lira iniciou sua trajetória política nos anos 1960, integrando a Arena, partido de sustentação do regime militar. Foi deputado estadual, federal, senador e, desde 2021, ocupava a prefeitura de Barra de São Miguel, onde foi reeleito em 2024 com 68% dos votos.

Arthur Lira destacou a dedicação do pai à vida pública: “Ele dizia que a política servia para modificar a vida das pessoas mais humildes. O legado dele sempre foi se preocupar com os mais carentes.”

Com informações da Folha de S.Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/de-gleisi-hoffmann-a-eduardo-cunha-sepultamento-do-pai-de-arthur-lira-reune-amplo-espectro-politico/