23 de setembro de 2024
Compartilhe:

Representantes do PL, partido de Jair Bolsonaro (PL), pretendem implementar estratégias para ter mais votos na Região Nordeste nas eleições para o Senado em 2023. Integrantes da legenda querem estruturar os diretórios locais, identificar possíveis candidatos e expor ideias conservadoras para o eleitorado. Em 2022, Bolsonaro perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 69,34% a 30,66% entre os eleitores nordestinos.

Atualmente, o político do Partido dos Trabalhadores consegue o maior índice de aprovação entre os nove estados do Nordeste – quase 70% do eleitorado nordestino avalia positivamente o desempenho de Lula no governo federal, conforme pesquisa AtlasIntel.

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), presidente do diretório do Rio Grande do Norte, vai acompanhar o processo. “Esse é um partido que está em construção. A nossa preocupação também é dar uma nitidez maior no viés programático e ideológico do partido. Quem nós somos? O que nós defendemos, o que nós representamos?”, afirmou, de acordo com reportagem de Thaísa Oliveira e José Marques, na Folha de S.Paulo.

Na Região Nordeste, o PT elegeu governadores na Bahia (Jerônimo Rodrigues), no Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra), no Ceará (Elmano de Freitas) e no Piauí (Rafael Fonteles). A única capital onde foi registrada uma vitória de Bolsonaro foi Maceió. candidatura à reeleição do prefeito João Henrique Caldas (PL). Ele tem como padrinho político o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Na eleição de 2022, Bolsonaro venceu nas outras três regiões – Norte (51,03% a 48,97%), Sul (61,84% a 38,16%), e Sudeste (54,26% a 45,74%). No Brasil, Lula ganhou por 50,9% a 49,1% no segundo turno.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/de-olho-em-2026-partido-de-bolsonaro-mira-o-nordeste-onde-lula-tem-o-maior-indice-de-popularidade/