
Em meio a um clima de incerteza sobre a esperada reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta sexta-feira, em Itaguaí (RJ), que “de vez em quando a gente erra”, mas ressaltou que “na maioria das vezes” escolhe nomes “de qualidade”. A declaração foi direcionada ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ocorre em um momento de intensas especulações sobre possíveis mudanças no primeiro escalão do governo.
Com o fim de fevereiro se aproximando e a reforma ministerial ainda sem definição, auxiliares do presidente esperam que anúncios sejam feitos nas próximas semanas. A saída da ministra da Saúde, Nísia Trindade, é considerada certa por petistas de diferentes áreas. Contudo, Nísia declarou nesta quinta-feira que se sente segura em seu cargo e não recebeu qualquer sinal de demissão.
“De vez em quando a gente erra, mas na maioria das vezes a gente acerta e escolhe um ministro de qualidade”, afirmou Lula, referindo-se a Silvio Costa. Ele destacou o trabalho do ministro, que é “um menino pernambucano que tem dado um show no trabalho dele”, reforçando que ele se dedica a fazer as coisas acontecerem.
Lula lembra que recuperou Hospital Geral de Bonsucesso
Durante sua fala no Porto de Itaguaí, onde assinou um contrato de concessão de um terminal portuário de minério de ferro, Lula também mencionou investimentos na rede federal de hospitais do Rio, criticada durante a gestão de Nísia Trindade devido a problemas administrativos. O presidente destacou que triplicou o número de médicos e citou a recuperação do Hospital de Bonsucesso, que estava com leitos e UTIs fechados antes de sua gestão.
Em meio a um cenário de queda de popularidade, Lula reafirmou sua disposição para as campanhas políticas, lembrando do acidente que sofreu em setembro. Apesar das especulações sobre mudanças, o petista enfatizou que nunca falou sobre trocas ministeriais. “Eu mudo quando eu quiser. Da mesma forma que eu convidei quem eu queria, eu tiro quem eu quiser, na hora que eu quiser. É simples assim, sem nenhum problema”, declarou.
Uma das mudanças já cogitadas é a entrada de Gleisi Hoffmann na Secretaria-Geral no lugar de Márcio Macêdo, enquanto Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, é um dos nomes cotados para assumir a Saúde.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/de-vez-em-quando-a-gente-erra-afirma-lula-sobre-ministros-em-meio-a-expectativa-sobre-mudancas-na-equipe/