O debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, organizado pela RedeTV e o Uol para acontecer nesta terça-feira (17), contará com uma alteração de última hora no cenário: as banquetas ou cadeiras dos candidatos foram fixadas ao chão, conforme informou a organização do evento ao Globo. A medida foi tomada após o incidente da “cadeirada” envolvendo José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) no debate de domingo. Ambos confirmaram sua participação no programa.
Além disso, o debate terá um sistema de três níveis de punição para candidatos que se envolvam em agressões verbais, físicas ou usem linguagem imprópria.
Na primeira infração, o candidato será advertido pela mediadora; na segunda, perderá o direito de resposta no bloco, uma suspensão; e na terceira, será expulso do debate. Também foi estipulado que os participantes devem permanecer em seus púlpitos e estão proibidos de mostrar objetos ou documentos durante o evento.
Ainda há possibilidade de suspensão ou expulsão caso a infração seja muito grave, como agredir o adversário fisicamente.
Os casos serão avaliados pela direção do programa. As regras já haviam sido estabelecidas e acordadas entre as campanhas antes da confusão no debate de domingo, na TV Cultura. Não foram feitos ajustes de ontem para hoje, afirma a organização.
O encontro na RedeTV terá duração de 2h20 e será dividido em cinco blocos. Estão confirmados para o debate: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo).
A emissora afirma que “a segurança sempre foi uma prioridade nossa desde o começo das negociações com as campanhas. A segurança está reforçada desde o início por parte da RedeTV!”.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/debate-entre-candidatos-de-sao-paulo-nesta-terca-tera-cadeiras-e-pulpitos-parafusados-no-chao-apos-caso-da-cadeirada/