22 de fevereiro de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

A defesa de Walter Braga Netto classificou como “fantasiosa” a denúncia apresentada pela procuradoria-geral da República contra o general da reserva, acusado de ser um dos integrantes da cúpula da trama golpista que levou aos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes.

Em nota divulgada nesta terça-feira, os advogados José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua afirmam que Braga Netto não conseguiu depois até agora, mesmo estando preso há 60 dias, e se queixam de ele não ter tido acesso à delação premiada que baseia a denúncia – a do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente coronel Mauro Cid.

Na denúncia, que atinge 34 pessoas, Braga Netto é acusado de cinco crimes, assim como Bolsonaro: liderar organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Os advogados também dizem considerar “surpreendente” que a denúncia tenha sido feita sem a apresentação do relatório da PF sobre a operação que prendeu Braga Netto.

Segue abaixo a íntegra da nota da defesa do general:

“A fantasiosa denúncia apresentada contra o General Braga Netto não apaga a sua história ilibada de mais de 40 anos de serviços ao exército brasileiro.

O General Braga Betto está preso há mais de 60 dias e ainda não teve amplo acesso aos autos, encontra-se preso em razão de uma delação premiada que não lhe foi permitido conhecer e contraditar.

Além disso, o General Braga Netto teve o seu pedido para prestar esclarecimentos sumariamente ignorado pela PF e pelo MPF, demonstrando o desprezo por uma apuração criteriosa e imparcial.

Também é surpreendente que a denúncia seja feita sem que o relatório complementar da investigação fosse apresentado pela Polícia Federal.

É inadmissível numa democracia, no Estado Democrático de Direiro, tantas violações ao direito de defesa serem feitas de maneira escancarada.

A imprensa não pode ser omissa em noticiar essas ilegalidades.

A defesa confia na Corte, que o STF irá colocar essa malfadada investigação nos trilhos.

José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua

Fonte: https://agendadopoder.com.br/defesa-de-braga-netto-diz-que-denuncia-da-pgr-e-fantasiosa/