4 de julho de 2025
Delaroli assume presidência da Alerj em meio à crise com
Compartilhe:

Apesar da turbulência provocada pela exoneração do secretário estadual de Transportes, Washington Reis, o deputado estadual Guilherme Delaroli (PL) assumiu sem interferências a presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A nomeação ocorreu na quarta-feira (2) e foi oficializada no Diário Oficial publicado nesta quinta-feira (3). Delaroli permanecerá no comando da Casa até a próxima segunda-feira (7).

A mudança temporária na presidência da Alerj ocorre em razão da licença do governador Cláudio Castro (PL), que viajou ao exterior para participar da 13ª edição do Fórum de Lisboa, evento promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Com Castro fora do país, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), assumiu o governo do estado como prevê a linha sucessória — já que o cargo de vice-governador está vago desde maio, quando Thiago Pampolha (MDB) renunciou ao posto para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Esta é a terceira vez que Delaroli assume a presidência da Alerj desde a saída de Pampolha da vice-governadoria. O período da interinidade de Delaroli coincide com o recesso parlamentar e a realização da Cúpula dos BRICS, que reúne líderes das principais economias emergentes no Rio de Janeiro. O evento concentra suas principais atividades entre os dias 4 e 6 de julho e mobiliza a atenção do poder público em todo o estado.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/delaroli-assume-presidencia-da-alerj-em-meio-a-crise-com-exoneracao-de-washington-reis/