A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) voltou a receber e-mails com ameaças racistas e de morte em sua caixa de mensagens institucional na Câmara. Em um mês, foram 43 mensagens contendo ataques violentos, entre ofensas raciais, ameaças de tortura e alusões à sua rotina pessoal.
Após esse novo episódio, a parlamentar acionou a Polícia Legislativa, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para investigar o caso, que envolve crimes de racismo, violência política de gênero, cyberbullying, ameaça e perseguição.
Em uma das mensagens, o autor profere ameaças como: “Se você não aprende no amor, vai aprender na dor, sua macaca fodi** e eu vou te matar!”. Em outra mensagem, o remetente detalha suas intenções violentas, dizendo: “Vou derramar gasolina sobre o seu corpo inteiro e colocar fogo” e “Eu já sei a sua rotina, onde você e os seus parentes moram (…) o gabinete **** vai arder como o inferno”.
Em outubro, outra sequência de mensagens com ameaças
Esse tipo de ataque não é novidade para Dartora. Em 17 de outubro, ela denunciou outra série de mensagens racistas e ameaçadoras, revelando que os ataques se intensificaram com ofensas misóginas. Em mensagens anteriores, o autor a insultou chamando-a de “macaca preta do cabelo duro, balzaca gorda” e com palavras depreciativas como “putinh*”.
Em uma das comunicações, o autor usou temas sensíveis para a militância negra, como a “solidão da mulher preta”, em tom de deboche, dizendo que “a solidão é tanta que ninguém as quer nem para estuprar” e sugerindo que ela tirasse a própria vida para “acabar com o sofrimento e a solidão”. O autor ainda afirma que a mulher branca seria superior, incitando discriminação racial.
Alvo de ameaças desde eleição para vereadora
Desde o início de sua carreira política, Carol Dartora tem sido alvo de ofensas e ameaças racistas. Em 2020, logo após sua eleição para vereadora em Curitiba, ela recebeu um e-mail com uma ameaça explícita de morte: “Vou meter uma bala na sua cara”. Na ocasião, a parlamentar revelou que havia “perdido as contas” dos ataques sofridos somente naquele pleito.
Dartora afirma que as ameaças não irão silenciá-la. Em resposta aos novos ataques, disse: “Essas ameaças são um ataque não só a mim, mas a todas as mulheres negras que ousam ocupar espaços de poder. Eu não vou me calar, vou lutar por justiça, igualdade e respeito.”
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputada-do-pt-recebe-43-e-mails-racistas-com-ameacas-de-tortura-e-morte/