
A deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) realiza, nesta quinta-feira (27), o ato “Ocupa Rubens Paiva: Tortura Nunca Mais”, na Praça Lamartine Babo, na Tijuca, em frente à antiga sede do DOI-CODI. Durante o evento, a psicóloga Vera Paiva, filha de Eunice e Rubens Paiva, receberá uma Moção de Louvor das mãos da parlamentar.
A homenagem também marca os dez anos de inauguração do busto em memória do deputado federal Rubens Paiva, que foi torturado e morto durante o regime militar. O evento reunirá movimentos sociais, sindicatos e autoridades, e tem como objetivo reafirmar a luta por memória, verdade e justiça em relação aos crimes cometidos durante a ditadura.
Dani destaca a importância de resgatar a memória do período e combater o negacionismo histórico.
“Não podemos permitir que a história da ditadura militar e os crimes cometidos pelo Estado brasileiro sejam apagados”, afirma a deputada. “A luta por memória, verdade e justiça é um compromisso com o presente e com o futuro, para que nunca mais se repitam os horrores da tortura e das execuções políticas”, completa.
O ato também tem como objetivo pressionar o poder público para que a antiga sede do DOI-CODI seja transformada em um Museu da Memória, dedicado às vítimas da ditadura civil-militar.
O evento contará com o apoio de organizações como SOS Brasil Soberano, Clube de Engenharia, Levante Popular da Juventude, Tortura Nunca Mais, entre outros. Também estarão presentes as deputadas estaduais Verônica Lima e Marina do MST, ambas do PT.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputada-homenageara-vera-paiva-em-ato-que-marca-luta-por-memoria-da-ditadura/