4 de setembro de 2025
Deputado aciona STF contra Tarcísio por suspeita de obstrução de
Compartilhe:

Rui Falcão (PT-SP), deputado federal e ex-presidente do PT, protocolou nesta terça-feira (3) uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo informa Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S. Paulo, o parlamentar pede que a Corte investigue uma possível prática de obstrução de Justiça por parte do chefe do Executivo paulista.

De acordo com Falcão, Tarcísio atuou nos bastidores em Brasília na mesma semana em que teve início o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Atuação política ou interferência judicial

Segundo o documento entregue ao STF, o governador teria se reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e outras lideranças parlamentares para articular a tramitação de um projeto de anistia. A proposta, se aprovada, beneficiaria Bolsonaro e outros réus investigados pelos atos de tentativa de golpe.

O texto da representação afirma que a conduta de Tarcísio não se restringiria ao campo político, mas configuraria uma tentativa de interferir diretamente em um processo jurisdicional em andamento, colocando em xeque a autoridade do Supremo.

Impacto na disputa política

O gesto amplia a disputa entre aliados de Bolsonaro e setores da oposição que tentam barrar qualquer movimento de anistia. O debate sobre o tema tem se intensificado no Congresso e, ao mesmo tempo, gera preocupação entre ministros do STF diante do risco de enfraquecimento das decisões da Corte.

A ofensiva de Rui Falcão também tem impacto no cenário eleitoral, já que Tarcísio é considerado um dos principais nomes da direita para a sucessão presidencial de 2026. A acusação de obstrução de Justiça coloca o governador em uma posição delicada, em um momento em que sua relação com Bolsonaro ainda é objeto de observação e cálculos políticos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-aciona-stf-contra-tarcisio-por-suspeita-de-obstrucao-de-justica-em-favor-de-bolsonaro/