
O deputado federal Carlos Jordy, bolsonarista convicto, está movendo uma ação contra o próprio irmão, o deputado estadual Carlos Renan Leal de Mattos, para impedir que ele use o nome político “Renan Jordy”, informa Ancelmo Gois em sua coluna no jornal O GLOBO.
Na petição, Carlos argumenta que o apelido, adotado por ele desde a infância e incorporado judicialmente ao seu nome civil, está sendo explorado indevidamente pelo irmão, que entrou na política em 2022 com a autorização condicional de manter uma conduta pública irrepreensível.
O deputado federal também afirma que Renan tem se envolvido em episódios polêmicos que foram amplamente noticiados pela imprensa, como discussões na Alerj e, mais recentemente, uma suposta agressão a um assessor do governo do Estado durante o carnaval, ações essas que estariam prejudicando sua imagem e gerando confusão entre o eleitorado.
A ação foi inicialmente julgada improcedente pela 25ª Vara Cível do Rio de Janeiro, que considerou que não há exclusividade no uso de apelidos, nem se trata de uma marca registrada. O juiz observou que, por não se tratar de um nome de nascimento ou de propriedade intelectual, a questão não deveria ser tratada na esfera cível, mas sim, se for o caso, na Justiça Eleitoral.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-carlos-jordy-processa-o-irmao-renan-para-impedir-que-ele-use-o-apelido-jordy-na-politica/