A campanha eleitoral para prefeito de Niterói este ano foi marcada por uma série de polêmicas e ataques entre os candidatos. Uma das mais inusitadas foi protagonizada pelo vitorioso Rodrigo Neves (PDT), que durante o debate promovido pelo G1, só se referia ao adversário, Carlos Jordy (PL), como Carlos Mattos, que tem como nome de batismo Carlos Roberto Coelho de Mattos Júnior.
Além da derrota nas urnas, Jordy parece que também não digeriu bem as provocações de Rodrigo. Tanto que nesta sexta-feira, 27 de dezembro, exatos dois meses após a votação do segundo turno, o parlamentar esteve em um cartório na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, para incluir oficialmente o nome Jordy em sua carteira de identidade.
Agora, Carlos Mattos se chama oficialmente Carlos Jordy, incluindo em seus documentos o nome pelo qual é conhecido no meio político. Assim como ele, nomes como o presidente Lula e a apresentadora Xuxa também incluíram os apelidos em suas carteiras de identidade.
A Lei de Registros Públicos, instituída em 2022, permite que qualquer pessoa acima de 18 anos mude o nome sem justificativa prévia. O valor da taxa para a alteração pode variar, mas geralmente é cobrado entre R$ 100,00 e R$ 400,00.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-carlos-mattos-agora-e-oficialmente-carlos-jordy/