![Deputado denuncia prefeitura de Petrópolis no Ministério Público por crime](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/12/Deputado-denuncia-prefeitura-de-Petropolis-no-Ministerio-Publico-por-crime-1024x809.jpg)
O deputado estadual Yuri Moura (Psol) protocolou uma denúncia no Ministério Público do Estado contra o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, por crime ambiental. A questão aborda especificamente a coleta e o tratamento de lixo no município.
Moura pede que se investigue possíveis práticas ilícitas que envolvem negligência, omissão administrativa e dano ambiental à cidade serrana, que está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Mata Atlântica.
A crise no setor, segundo o deputado, teve início em 2017, quando a prefeitura contratou o Consórcio LIMP-SERRA, formado pelas empresas Força Ambiental LTDA e PDCA Serviços LTDA.
O documento inicial, assinado em 2018, previa a execução dos serviços até 2022 por R$33,6 milhões. Desde então, argumenta o deputado, a gestão dos resíduos se tornou alvo de contínuos aditivos contratuais, denúncias e disputas judiciais.
A situação teria se agravado quando a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) assumiu a coleta, resultando em série de falhas no serviço por falta de infraestrutura e a necessidade de transporte direto de resíduos para o aterro em Três Rios, aumentando custos e reduzindo a eficácia do serviço.
“Não podemos permitir que a gestão ineficiente coloque em risco um dos maiores patrimônios ambientais do país. A saúde dos petropolitanos e a preservação da Mata Atlântica estão em jogo”, declarou o deputado.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-denuncia-prefeitura-de-petropolis-no-ministerio-publico-por-crime-ambiental/