
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB), presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), enviou um ofício à Superintendência da Rio+ Saneamento solicitando medidas urgentes para resolver os problemas de desabastecimento de água que afligem a população de Vassouras, na Região Centro-Sul do estado.
Desde que a Rio+ Saneamento assumiu os serviços na cidade em agosto de 2022, os moradores enfrentam interrupções constantes no fornecimento de água, vazamentos frequentes e manutenções mal comunicadas. Segundo o deputado, a situação tem prejudicado significativamente a rotina da população local.
Em seu ofício, Oliveira destacou as diversas reclamações recebidas, incluindo queixas sobre o atendimento insatisfatório e a falta de soluções concretas para os problemas. “É inaceitável que uma concessionária de serviços essenciais não consiga garantir a qualidade do serviço e prejudique os direitos básicos da população”, afirmou.
O parlamentar fez um apelo para que a Rio+ Saneamento tome providências imediatas e informe os prazos e ações para a solução dos problemas.
A comunidade vassourense aguarda ansiosamente a ação da Rio+ Saneamento para resolver as questões que comprometem o bem-estar de todos. A expectativa é que a concessionária apresente um plano de ação claro e eficiente para normalizar o abastecimento de água na cidade o mais rápido possível.
Previsão de investimentos
Representantes da concessionária já estiveram presentes em audiência pública na Alerj prometendo investimentos no interior. Oliveira lembra que a empresa assumiu, em agosto de 2022, a área do Bloco 3 do leilão da Cedae, passando a atuar em 18 municípios do estado, incluindo 24 bairros da Zona Oeste carioca.
Na época os problemas estavam focados em Pinheiral, cidade do Médio Paraíba. O presidente da concessionária, Leonardo Righetto, chegou a explicar que o acesso à captação ficou interrompido devido a problemas de falta de energia na região. “Estamos reformando um reservatório de um milhão de litros que vai resolver de forma definitiva o problema de abastecimento no município”, comentou na ocasião.
O executivo disse ainda que, até 2028, a empresa investiria R$ 1 bilhão na região do Bloco 3. Na área da Zona Oeste, seriam R$ 255 milhões em investimentos. No entanto, o plano ainda precisava ser aprovado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-jari-oliveira-cobra-concessionaria-por-desabastecimento-em-vassouras/