17 de janeiro de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

O presidente da Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e em Defesa da Moradia Digna, deputado Yuri Moura (Psol), encaminhou um ofício à Secretaria de Estado de Defesa Civil solicitando informações e medidas urgentes para que os municípios fluminenses sem planos de contingência estejam preparados para enfrentar o período de chuvas.

A iniciativa foi motivada pelo 2º Relatório de Cidades, Chuvas e Prevenção, apresentado por Moura na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O documento revelou que apenas 17 dos 92 municípios do estado possuem planos de contingência, deixando 82% das cidades vulneráveis a desastres naturais como enchentes, alagamentos e deslizamentos.

“Os planos de contingência são ferramentas indispensáveis para uma resposta coordenada entre autoridades, comunidades e órgãos de defesa civil. Eles salvam vidas, reduzem danos e garantem maior previsibilidade na alocação de recursos públicos”, afirmou o deputado.

O relatório aponta que o aumento da urbanização e a impermeabilização do solo agravam os riscos climáticos no estado. Além dos planos de contingência, o levantamento avaliou outros instrumentos de gestão, como os planos municipais de redução de riscos, sistemas de alerta e estratégias de sustentabilidade, como os mecanismos de Cidade Esponja.

Diante do cenário, Moura destacou a necessidade de fortalecer os sistemas de Defesa Civil e investir em políticas públicas que combinem planejamento urbano, sustentabilidade e resiliência climática. “Não podemos aceitar que vidas continuem sendo perdidas pela ausência de políticas públicas que previnam tragédias anunciadas. É uma questão de segurança e dignidade humana”, declarou.

Investimento em prevenção

Na quarta-feira (15/01), o governador Cláudio Castro anunciou um investimento de R$ 8 bilhões para a prevenção, resposta e mitigação de desastres causados pelas tempestades de verão. A maior parte do valor será destinado a obras de infraestrutura e dragagens.

O conjunto de medidas inclui obras, reforço de maquinário e equipes, além de treinamento e recursos de tecnologia. As ações são compartilhadas em vários órgãos do governo, além de parcerias com prefeituras e, pela primeira vez, com concessionárias de abastecimento de gás, energia e água.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-pede-acoes-urgentes-para-preparar-municipios-fluminenses-contra-desastres-naturais/