
Com a promessa de transformar o celular do cidadão em uma espécie de “central de fiscalização” do governo, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) começou a discutir um projeto que cria um chatbot de Inteligência Artificial capaz de reunir, em um só canal, dados atualizados sobre obras, programas e orçamento do Estado.
O projeto de lei 5.999/2025, de autoria do deputado Filipe Soares (União Brasil), estabelece que a ferramenta seja aberta ao público, oferecendo dados atualizados sobre obras, programas e execução orçamentária.
O sistema reuniria informações de forma integrada e permitiria consultas diretas e simplificadas sobre o andamento e status de programas governamentais, execução orçamentária detalhada, empresas contratadas e respectivos contratos, além de cronogramas previstos e realizados.
Também faria parte da base de dados o organograma e os contatos da administração estadual. De acordo com o deputado, a medida combina tecnologia, transparência e participação popular.
“O acesso facilitado e atualizado a informações públicas é essencial para o controle social sobre a atuação do Estado”, disse.
O chatbot seria abastecido com dados oficiais de secretarias e órgãos públicos a cada seis meses, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garantindo acessibilidade a todos os cidadãos.
A proposta ainda será analisada pelas comissões temáticas da Alerj. Se aprovada e sancionado, poderá tornar o Rio de Janeiro referência nacional em governo digital, com um modelo de transparência mais moderno e interativo, voltado para aproximar a gestão pública da sociedade.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-propoe-chatbot-de-ia-para-ampliar-transparencia-no-governo-do-rio/