
O deputado estadual Renan Jordy (PL) apresentou uma indicação legislativa ao governador Cláudio Castro solicitando a elaboração de um plano de recuperação financeira para a cidade de Rio das Flores, localizada no Médio Paraíba.
A medida foi tomada pelo prefeito Rodrigo Cibanela (MDB), que alegou ter herdado uma dívida de R$ 100 milhões da gestão anterior, liderada por Vicente Guedes (MDB), de quem Cibanela foi vice-prefeito.
Os dois romperam laços após a campanha eleitoral, e Guedes atualmente ocupa o cargo de coordenador geral de Integração Territorial da Casa Civil da prefeitura do Rio de Janeiro, a convite do prefeito Eduardo Paes.
Segundo a proposta do deputado, o plano de recuperação deverá promover obras de urbanização, contenção de encostas e o desenvolvimento dos setores de transporte, energia e telecomunicação. A indicação também prevê ações de simplificação tributária, modernização regulatória e informatização dos setores públicos.
O foco do plano também se volta para o aperfeiçoamento das áreas de vulnerabilidade socioambiental e para o fomento de ações que visem o crescimento da renda da população local.
“É preciso que sejam avaliadas e implementadas ações e medidas estratégicas para a retomada econômica de Rio das Flores, frente às dificuldades financeiras e às constantes tragédias que assolam a região”, argumentou o deputado.
A situação de Rio das Flores não é isolada na região. Barra do Piraí, Piraí e Valença, também no Médio Paraíba, e Paracambi, na Região Metropolitana, foram outras cidades que decretaram calamidade financeira no início do ano.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-propoe-plano-de-recuperacao-para-rio-das-flores-em-meio-a-crise-financeira/