O aplicativo de denúncias Rede Mulher, desenvolvido pela Polícia Militar do Rio, poderá ganhar um reforço de divulgação na lista de ferramentas digitais de combate à violência contra mulher.
A proposta de ampliar esses canais digitais é do deputado Danniel Librelon (Republicanos), que apresentou um projeto na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) modificando a Lei Estadual 9.724/2022.
Hoje, a norma só dispõe do aplicativo Maria da Penha Virtual, mas com a modificação o Rede Mulher também passaria a ser incluído no rol de divulgações. Segundo Librelon, os aplicativos são ferramentas essenciais para dar mais segurança às mulheres.
Dados recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostraram que, em 2023, houve uma média de 240 acionamentos diários ao 190 por violência contra mulheres no estado. O próprio aplicativo Rede Mulher já possui mais de 100 mil downloads, tendo sido acionado em 413 ocorrências e realizado 225 atendimentos da sala lilás virtual.
“São números alarmantes. A violência de gênero cresceu mais de 18% em um ano, e é nossa obrigação agir para oferecer mais suporte. O Maria da Penha Virtual permite que vítimas solicitem medidas protetivas sem sair de casa, enquanto o Rede Mulher oferece um conjunto de serviços, como registro de ocorrências, solicitação de ajuda policial e acesso à rede de proteção”, explicou o deputado.
A proposta também prevê campanhas educativas para divulgar os aplicativos, utilizando materiais impressos, redes sociais e links nos sites oficiais do governo. “Divulgar essas ferramentas é fundamental para que as mulheres saibam como buscar ajuda de forma rápida e segura”, concluiu.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-quer-ampliar-a-divulgacao-de-aplicativos-de-combate-a-violencia-feminina/