O presidente da Comissão de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Jari Oliveira (PSB), disse temer que os serviços de água e esgoto no estado possam colapsar nos próximos anos por conta dos reajustes tarifários.
Em entrevista ao programa Jogo do Poder, no domingo (22), o parlamentar argumentou que o reajuste tarifário autorizado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), para este mês, vai acabar inviabilizando o pagamento das contas.
Segundo o deputado, nos últimos três anos o reajuste do salário mínimo chegou a 28%, enquanto que no mesmo período as tarifas de água e esgoto receberam mais de 50% de aumento, e sem o mínimo de transparência por parte da Agenersa.
Ele voltou a dizer, como já divulgado pela Agenda do Poder, que vai judicializar o processo. Além disso, há constantes reclamações e denúncias de moradores contra as concessionárias, em especial a Águas do Rio, por interrupções no abastecimento e falta de manutenção preventiva.
“Houve uma expectativa muito grande quando a Cedae foi privatizada, acreditando numa melhoria dos serviços. Mas hoje o que vemos são pessoas dizendo que tem saudade da Cedae. Enquanto Comissão, temos um compromisso junto a Agenersa e as concessionárias para cobrar um serviço de qualidade”, disse.
De acordo com informações, o cálculo leva em conta fatores como valor da água vendida pela Cedae, inflação e custeio da tarifa social. Mas dessa vez, diz o deputado, o reajuste de 14,28% foi baseado num período de 18 meses, e não de 12, como determina o contrato.
“Enquanto o IPCA ficou em 4,87%, o reajuste foi de mais de 14%. Fora isso, a Águas do Rio compra água da Cedae com 22% de desconto. Algo que a procuradoria da Cedae foi contra, mas o governo autorizou. Pelos cálculos, a companhia reduziu seu faturamento em R$ 700 milhões. Pelo contrato, o reajuste só seria possível depois de um ano, mas isso foi antecipado para seis meses. As concessionárias alegam que o quadro encontrado foi diferente do descrito no edital de licitação, e aí constantemente querem aditivos. Só que isso é repassado para a população. Vamos acionar a justiça”, disse.
Assita a entrevista completa:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-teme-que-servico-de-agua-e-esgoto-no-estado-possam-colapsar-por-causa-dos-reajustes-tarifarios/