Nesta terça-feira (28), deputados de partidos de oposição encenaram um procedimento de interrupção legal de gravidez em casos de estupro no plenário principal da Câmara dos Deputados. A dramatização foi conduzida pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) e utilizou bonecos de borracha representando o abdômen de uma mulher grávida e um feto com cerca de oito meses de gestação.
Durante a sessão conjunta do Congresso Nacional, que analisava vetos presidenciais, sete parlamentares participaram da encenação. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não interrompeu o ato.
Dr. Zacharias Calil afirmou que a simulação foi uma crítica à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que suspendeu uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A norma do CFM, derrubada por Moraes, proibia profissionais de saúde de realizar a “assistolia fetal” para interromper gestações com mais de 22 semanas.
O procedimento em questão é garantido por lei para casos legais de aborto, como gestações resultantes de estupros.
Com informações do g1
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputados-de-oposicao-simulam-procedimento-de-aborto-legal-no-plenario-da-camara-assista-ao-video/