
Os deputados Alexandre Knoploch (PL) e Luiz Paulo (PSD) se estranharam na sessão plenária, desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa (Alerj). O motivo foi a discussão do Projeto de Lei 4.659/25, de autoria de Knoploch, que propunha a obrigatoriedade de consulta popular sempre que o público estimado para um evento ultrapassasse 700 mil pessoas.
O projeto, que gerou intensa polêmica, foi retirado de pauta, mas não sem antes gerar uma troca de críticas acaloradas entre os dois parlamentares. Luiz Paulo criticou duramente o projeto de Knoploch, classificando-o como “o pior projeto” que já viu tramitar na Alerj.
Para o deputado do PSD, o texto tinha uma flagrante inconstitucionalidade, uma vez que desrespeitava a autonomia dos 92 municípios do estado. Além disso, Luiz Paulo acusou o projeto de carregar um viés preconceituoso, pois obrigaria eventos como a Marcha Para Jesus ou manifestações afro na Praia de Copacabana a passarem por consulta pública.
“Tivemos um trabalhado danado para emendar e discutir o texto para, no final, ele sair de pauta. Isso dá trabalho, mas ainda que foi retirado”, comentou o parlamentar.
Desculpas e argumentos
A crítica de Luiz Paulo não foi bem recebida por Alexandre Knoploch, que reagiu com firmeza, exigindo respeito. O deputado do PL ressaltou que, apesar da experiência de Luiz Paulo, isso não lhe dava o direito de se expressar de maneira tão agressiva.
“Se o deputado Luiz Paulo quer defender o prefeito Eduardo Paes, ser advogado de defesa, faça o que achar justo. Mas não vou admitir que falte com respeito a mim, à minha equipe e ao meu mandato”, reagiu Knoploch.
Após o embate, Luiz Paulo retomou o microfone e se desculpou pela forma como havia se expressado. No entanto, o deputado do PSD reafirmou que o projeto tinha um claro viés político. Para ele, a proposta de Knoploch visava atingir a prefeitura do Rio de Janeiro, mas, no processo, acabaria atingindo todos os municípios do estado, o que, segundo ele, tornava o texto inaceitável.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputados-se-estranham-na-alerj-durante-discussao-sobre-projeto-de-consulta-popular/