26 de agosto de 2025
Deputados criticam projeto que prevê construção de presídio em Seropédica
Compartilhe:

O projeto que prevê a construção de um presídio em Seropédica, na Região Metropolitana, gerou forte reação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) durante a sessão desta terça-feira (26).

Deputados se revezaram ao microfone para criticar a iniciativa, apelando para Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e ao governador Cláudio Castro, enquanto vereadores do município estiveram presentes no plenário para pedir apoio contra a proposta.

Segundo informações iniciais, o governo estuda erguer a unidade às margens do Arco Metropolitano (BR-493), em um terreno avaliado inicialmente em R$ 22,5 milhões.

A ideia já encontra resistência da Embrapa, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da população da cidade, que defende outras prioridades para o município, como a construção do Hospital Geral de Seropédica.

Proposta de plebiscito

O deputado Luiz Paulo (PSD) sugeriu que a população seja consultada antes da definição do projeto. “Já que temos eleições em 2026, aproveita o momento e realiza um plebiscito”, afirmou.

Filippe Poubel (PL) também foi enfático ao criticar a proposta, lembrando que Seropédica já enfrenta sérios problemas. “O município já tem lixão e máfia do reboque, não precisa de um presídio. Esse dinheiro pode ser empregado na construção de escolas e hospitais”, declarou.

Além deles, também se manifestaram contra o projeto os deputados André Correa (PP), Bruno Boaretto (PL), Giovani Ratinho (Solidariedade), Fábio Silva (União Brasil), Lucinha (PSD) e Célia Jordão (PL).

O governo estadual, por sua vez, já informou que se trata de um estudo preliminar e que a área para construção da unidade ainda não foi definida.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputados-se-unem-contra-projeto-de-presidio-em-seropedica/