
O pastor Silas Malafaia divulgou um vídeo em que faz um apelo direto ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a devolução de seu passaporte, cancelado após operação de busca e apreensão da Polícia Federal.
No pronunciamento, Malafaia se disse “destruído” e classificou a medida como uma “aberração”. Segundo o pastor, a apreensão do documento não tem fundamento legal, já que só seria cabível em caso de risco iminente de fuga. Ele afirmou que, se tivesse intenção de se esquivar da Justiça, teria permanecido em Portugal, onde se encontrava quando a operação foi deflagrada, ou viajado para os Estados Unidos, onde possui igrejas ligadas à sua congregação.
“Devolva meu passaporte. Isso é uma aberração. Todo o mundo jurídico sabe, seus colegas do STF [sabem], que para apreender o passaporte de alguém tem que haver risco iminente de fuga. O senhor acha que eu vou jogar minha reputação na lama depois desses quatro anos denunciando seus crimes?”, questionou.
Malafaia também quer de volta “esboços bíbicos”
O pastor também pediu a restituição dos cadernos apreendidos pela PF, ou ao menos o acesso a cópias digitalizadas do material. Segundo ele, os documentos contêm “anotações” e “esboços bíblicos” que fazem parte de sua rotina de trabalho religioso. Em tom desafiador, declarou: “Uma coisa eu não sou: covarde, medroso e fujão. Eu vou estar aqui e vou continuar a falar e a denunciar”.
Além da retenção do passaporte, Malafaia está proibido de manter contato com outros investigados no inquérito que apura a trama golpista de 8 de janeiro de 2023. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o pastor de atuar como conselheiro do ex-presidente Jair Bolsonaro em iniciativas para atrapalhar o andamento das investigações.
Na decisão que determinou as medidas, Moraes destacou “fortes indícios de participação de Silas Malafaia na empreitada criminosa”, afirmando que ele teria agido “de forma livre e consciente em conexão com os demais investigados”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/devolva-meu-passaporte-isso-e-uma-aberracao-malafaia-faz-pedido-a-alexandre-de-moraes-veja-video/