
Candidatos a concursos públicos no estado do Rio que necessitem de cuidados contínuos para controle de diabetes ou hipertensão poderão usar equipamentos médicos durante a realização de provas objetivas ou discursivas. A medida foi aprovada na Assembleia Legislativa (Alerj), nesta quinta-feira (14), em segunda discussão. Ela prevê a autorização para portar sensor de glicemia, bomba de insulina e exame de MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) nos dias de avaliação.
O sensor de glicemia permite o acompanhamento em tempo real dos níveis de glicose no sangue, enquanto a bomba de insulina fornece doses controladas do hormônio ao longo do dia, ambos essenciais para o tratamento do diabetes. Já o exame MAPA registra, por 24 horas, a pressão arterial do paciente, ajudando no diagnóstico e acompanhamento da hipertensão.
Segundo o autor da proposta, deputado Carlos Macedo (Republicanos), a possibilidade de uso desses dispositivos é fundamental para preservar o bem-estar e o desempenho dos candidatos. “A condição médica do inscrito no concurso pode ter mudanças após a inscrição, necessitando de cuidados específicos. A falta desses equipamentos pode prejudicar o candidato durante a prova objetiva ou discursiva de um concurso público”, afirmou.
Para garantir o direito, o candidato deverá apresentar relatório médico emitido por profissional habilitado, comprovando a necessidade do uso dos equipamentos ou da realização do exame MAPA. O documento deverá atestar que os dispositivos são imprescindíveis para a condição de saúde do participante.
O projeto segue agora para o governador Cláudio Castro definir pela sanção ou veto.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/diabetico-e-hipertensos-poderao-usar-equipamentos-medicos-durante-provas-de-concurso-publico/