O candidato a prefeito de Carapebus, Dandinho (PP), entrou com recurso especial na Justiça Eleitoral para tentar reverter a impugnação de sua candidatura. Ele teve o registro indeferido na quarta-feira, 28, pelo juiz Renan Pereira Ferrari, da 255ª Zona Eleitoral, a pedido do Ministério Público (MP) por ser considerado inelegível. No sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dandinho aparece como ‘inapto’ mas pode continuar fazendo campanha até o julgamento final do recurso, de acordo com decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A disputa pela Prefeitura de Carapebus este ano tem apenas dois candidatos: Dandinho e o atual prefeito Bernard Tavares (Cidadania), que tenta se reeleger. Tavares já teve o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Se o recurso de Dandinho for rejeitado o prefeito pode concorrer sozinho.
A inelegibilidade de candidato foi numa ação de abuso de poder político quando ele ocupou interinamento o cargo de prefeito e disputou a eleição suplementar de 2021 para a prefeitura da cidade. O caso envolveu a nomeação de 400 pessoas para cargos comissionados. Dandinho vem recorrendo também desta condenação.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/disputa-em-carapebus-dandinho-tenta-reverter-impugnacao-de-candidatura-para-evitar-que-atual-prefeito-dispute-sozinho/