19 de janeiro de 2025
Eduardo Bolsonaro encontra filho de Trump nos EUA, lamenta ausência
Compartilhe:

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) foi recebido por aliados do presidente eleito Donald Trump em Washington. No sábado (18), Eduardo participou de eventos com líderes do Partido Republicano, antes da posse de Trump como presidente dos Estados Unidos.

Durante os compromissos, o deputado lamentou a ausência de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, impedido de viajar por decisão judicial. “A gente está vendo a mesma ‘lawfare’ que o Trump enfrentou aqui. O Brasil está virando uma piada. Não demora muito as autoridades brasileiras terão o mesmo crédito das autoridades venezuelanas fora do país”, afirmou Eduardo à Folha de S.Paulo.

Jair Bolsonaro teve o pedido de autorização para viajar aos EUA negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que citou risco de fuga e ausência de comprovação do convite oficial para a posse. Além disso, o passaporte do ex-presidente está retido devido a investigações que incluem suposto envolvimento em um plano de golpe em 2022.

Eduardo liderou uma comitiva de parlamentares conservadores brasileiros nos eventos da capital americana. Entre os participantes estavam Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP). No sábado, o deputado marcou presença no Hispanic Ball, baile de gala que homenageou a comunidade hispânica e contou com figuras como Javier Milei, presidente da Argentina, e Santiago Abascal, líder do partido espanhol Vox.

No evento, Eduardo encontrou Donald Trump Jr., filho do presidente eleito, e declarou: “A gente está aqui pela proximidade, pela amizade com o Trump e a família dele. Há uma convergência natural de ideias.”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chegou aos EUA na noite de sábado e não compareceu ao baile. No aeroporto, ela declarou sentir-se triste pela ausência de Jair Bolsonaro e reforçou a tese de perseguição judicial contra ele.

Entre os presentes estava Allan dos Santos, blogueiro investigado pelo STF, que desde 2021 enfrenta um pedido de extradição por suspeitas de crimes como lavagem de dinheiro e organização criminosa. Allan negou irregularidades e criticou os inquéritos em curso. “Até quando vamos tolerar esses inquéritos?”, questionou.

Os ingressos para o Hispanic Ball, que incluiu apresentações musicais e jantar, custaram US$ 250. Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro seguiu com agendas exclusivas, incluindo encontros com assessores de Trump e lideranças republicanas.

Com informações da Folha de S.Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-bolsonaro-encontra-filho-de-trump-nos-eua-lamenta-ausencia-do-pai-e-declara-o-brasil-esta-virando-uma-piada/