15 de julho de 2025
Eduardo Bolsonaro defende retaliação de Trump ao Brasil e sugere
Compartilhe:

O embate público entre dois nomes de peso do bolsonarismo ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/7), com declarações contundentes de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O motivo da nova ofensiva é a reação de Tarcísio ao tarifaço imposto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. Em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Eduardo ironizou a fala do governador, que havia declarado estar focado nos interesses do setor industrial e do agronegócio paulista. “Se estivesse realmente preocupado com a indústria ou comércio, estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira”, disparou o deputado licenciado.

A crítica veio acompanhada de um tom ainda mais ácido: “Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”. A publicação, que replica uma notícia sobre as declarações de Tarcísio, marca mais uma escalada no conflito entre os dois nomes que até pouco tempo integravam o mesmo campo político com alinhamento total.

Eduardo Bolsonaro, que se apresenta como articulador de bastidores junto ao trumpismo, tem dito que sua atuação foi crucial para convencer o ex-presidente norte-americano a adotar sanções comerciais contra o Brasil, como forma de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros, especialmente Alexandre de Moraes. Para ele, apenas uma anistia ampla aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro — incluindo Jair Bolsonaro — poderia levar os EUA a recuarem no tarifaço.

Eduardo aposta em confronto direto com STF

A crítica de Eduardo também mira aliados do ex-presidente que tentam negociar soluções com Washington sem responsabilizar o Judiciário brasileiro. Ele e o influenciador bolsonarista Paulo Figueiredo condenam tentativas de resolver a crise sem confrontar diretamente Moraes e o STF.

Por sua vez, Tarcísio de Freitas buscou minimizar as divergências. Em entrevista à CNN Brasil, o governador afirmou não se incomodar com as críticas de Eduardo: “Sem problema. Neste momento, estou olhando para São Paulo, para o seu setor industrial, para sua indústria aeronáutica, de máquinas e equipamentos, para o nosso agronegócio, para nossos empreendedores e trabalhadores”.

A tensão escancara o racha dentro do bolsonarismo: de um lado, Eduardo e os mais radicalizados, que veem na confrontação.

LEIA MAIS

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-bolsonaro-intensifica-ataques-a-tarcisio-por-postura-diante-de-tarifaco-de-trump-subserviencia-as-elite/