3 de setembro de 2025
Eduardo Bolsonaro leva relato de julgamento da trama golpista a
Compartilhe:

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarcou novamente em Washington nesta quarta-feira (3) para uma série de reuniões com representantes da gestão de Donald Trump, informa a colunista Bela Megale, do jornal O Globo. O parlamentar leva na bagagem dados sobre o julgamento iniciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que acusa seu pai, Jair Bolsonaro, e outros réus de tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

De acordo com auxiliares, trechos do primeiro dia do julgamento serão apresentados nos encontros como supostas provas de “ilegalidades e arbitrariedades” atribuídas ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. O objetivo é reforçar o discurso de perseguição política e buscar respaldo de figuras ligadas ao presidente dos Estados Unidos.

Sanções e anistia em pauta

Paulo Figueiredo, ex-apresentador da Jovem Pan, neto do último presidente da ditadura militar brasileira e um dos principais articuladores da campanha por anistia e de propostas de sanções contra Moraes, confirmou à reportagem que os dados do julgamento serão discutidos.

“Sempre mantemos eles (os estadunidenses) atualizados sobre os acontecimentos”, afirmou.

Aliados de Eduardo disseram que o deputado não acompanhou a sessão do STF nesta terça-feira (2) e também não pretende assistir à desta quarta (3), quando está prevista a sustentação da defesa de Jair Bolsonaro. A estratégia, segundo esses interlocutores, é usar os desdobramentos do julgamento como argumento político em sua ofensiva internacional.

Pressão sobre o STF

Eduardo Bolsonaro aposta que o caminho para salvar o pai passa pela pressão externa. A expectativa do parlamentar é que a eventual adoção de sanções por parte dos Estados Unidos contra Moraes produza efeito político interno e leve o STF e setores da classe política a reverem o processo e “isolar” o ministro.

A movimentação faz parte de uma série de tentativas do núcleo bolsonarista de internacionalizar a disputa judicial travada no Brasil, em um esforço para manter viva a falsa narrativa de perseguição e para mobilizar apoio externo em meio ao julgamento que pode levar Bolsonaro à prisão.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-bolsonaro-leva-relato-de-julgamento-da-trama-golpista-a-washington/