O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sinalizou a possibilidade de concorrer à Presidência da República em 2026. Durante visita a Pequim, na China, Leite afirmou que deseja trabalhar para oferecer uma alternativa à polarização política que marcou as eleições recentes no Brasil.
“Se Bolsonaro é inelegível e Lula não satisfaz o que entendemos que o País precisa, temos a responsabilidade de buscar uma alternativa”, disse. No entanto, ele ressaltou que, no momento, “não é candidato a nada” e não colocará “aspirações pessoais à frente do que é maior”.
Crítico do governo federal, Eduardo Leite reconheceu que o ambiente institucional com o presidente Lula tem mostrado maior estabilidade. Ele mencionou que Lula está “mais disponível para dialogar” e comparou negativamente o governo de Jair Bolsonaro em termos de diplomacia internacional, dizendo que a postura do ex-presidente “não foi nada inteligente” para a projeção do Brasil no cenário global.
Leite, que foi reeleito governador em 2022 ao derrotar Onyx Lorenzoni (PL) com 57,12% dos votos no segundo turno contra 42,88%, é visto como um potencial nome do PSDB para a disputa presidencial de 2026, especialmente diante do contexto político de um possível vazio deixado pela inelegibilidade de Bolsonaro e o desgaste de Lula entre setores do eleitorado.
Com informações do 247.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-leite-sinaliza-que-pode-se-apresentar-como-alternativa-a-presidencia-em-2026-mas-nao-e-candidato-a-nada/