23 de abril de 2025
Eduardo Paes forma ‘dream team para choque de capitalismo na
Compartilhe:

O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou nesta quinta-feira (12) três novos nomes para o primeiro escalão da prefeitura do Rio. Segundo Paes, o trio faz parte de um “dream team” (time dos sonhos) que simboliza um “choque de capitalismo na cidade”, com o objetivo de atrair investimentos de novas empresas. Os novos integrantes do governo no quarto mandato de Paes são: Maria Silvia Bastos Marques, que será secretária de Grandes Projetos; Sidney Levy, que assumirá a presidência da Invest.Rio; e Osmar Lima, nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da CCPAR.

Em seu anúncio, Paes destacou que a formação desse time reflete a fase que o Rio de Janeiro está atravessando. “Em 2021, falávamos muito sobre a recuperação dos serviços públicos. Agora, estamos focados em retomar o caminho do crescimento e desenvolvimento”, afirmou Paes, acrescentando que a escolha dos nomes foi feita com muito cuidado e critério.

O vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere (PSD), que coordena a equipe de transição, ressaltou que a realização do G20 consolidou o papel do Rio no cenário internacional.

— Empresas estrangeiras podem se estabelecer aqui, sim, como foi no momento pré-olímpico. Esse é o novo momento com uma mensagem de credibilidade, de confiança e de segurança jurídica — afirmou.

Formada em administração e com mestrado e doutorado em economia, Maria Silvia Bastos Marques, tem uma carreira alternando cargos nos setores públicos e privados. Ela foi secretária municipal de Fazenda entre 1993 e 1996, ainda no primeiro mandato do ex-prefeito César Maia. Durante o segundo mandato de Eduardo Paes, e durante a organização das Olimpíadas de 2016, Maria Silvia foi presidente da empresa olímpica municipal. Ela ainda foi CEO da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Eduardo Paes, ela terá uma função parecida de uma PMO(na sigla em inglês Escritório de Gerenciamento de Projetos), dialogando com diversas esferas para que projetos estratégicos da cidade saiam do papel. Maria agradeceu a indicação do prefeito e elogiou os outros novos integrantes do primeiro escalão.

— O que temos em comum nessa mesa é o amor pela cidade. Acho que agora é a hora da virada realmente. Agora vamos fazer esse choque e trazer esses empreendedores para o Rio, que construiu uma credibilidade incrível — disse.

O novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima é funcionário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e era chefe do Departamento de Projetos Municipais da Área de Desestatização e Estruturação de Projetos. Além da secretaria, ele assume a presidência da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR). Sob seu guarda-chuva estará o projeto de operação urbana no Catumbi, que prevê a derrubada do viaduto 31 de março.

— O Rio já tem uma vocação clara para grandes projetos, mas acho que a gente tem que usar essa vocação para trazer projetos estruturantes e claros onde o mercado privado possa apostar — explica ele.

Criada para promover e atrair investimentos, a Invest.Rio será comandada pelo engenheiro Sidney Levy. Ele já foi executivo de empresas CEO do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O empresário terá como atribuição fomentar os diálogos com o setor privado e auxiliar no fortalecimento e criação de políticas públicas que criem um ecossistema de negócios na cidade.

— Convergimos que não existe sociedade desenvolvida sem o envolvimento dos empreendedores e sua energia criativa. A cidade não pode ficar de fora disso. Queremos ser o lugar mais business friendly do Brasil — contou.

Formação do primeiro escalão

Eduardo Paes criou um gabinete de Transição da prefeitura apesar de ter sido reeleito. Os trabalhos são coordenados pelo vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere (PSD). Nas últimas semanas, os primeiros nomes do primeiro escalão do próximo mandato foram anunciados. Continuam na prefeitura o secretário de Saúde Daniel Soranz (PSD), de Fazenda Andrea Riechert, de Educação Renan Ferreirinha (PSD) e de transportes Maina Celidónio.

A vereadora eleita Joyce Trindade (PSD) retornará à secretaria da Mulher. Também eleito vereador, Diego Vaz (PSD) vai comandar a secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos. O vereador Luiz Ramos Filho (PSD) se tornará secretário Municipal de Defesa dos Animais.

Com isso, Paes consegue abrir vagas na Câmara de Vereadores para aliados, entre eles o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Deangeles Percy, para que assuma o mandato. Ele se filiou ao partido do prefeito no fim da janela partidária escolhendo o PSD ao invés do PL.

Todos os nomes até o momento foram escolhidos por Paes como sua “cota pessoal”. O prefeito ainda negocia com os partidos políticos que o apoiaram sobre sua reeleição. Entre os escolhidos por ele para assumir cargos no primeiro escalão ainda está Edson Menezes para a secretaria de Coordenação Governamental, Lucas Padilha na Cultura e Leandro Matieli na Casa Civil.

Para comandar a Controladoria Geral do Município, Paes escolheu Rosemary Carvalho e manteve Claudia Secin como presidente da Mobi-Rio, empresa pública que controla o BRT. Nesta semana, também anunciou que a Comlurb terá um novo presidente nos próximos anos: Jorge Arraes, que deixa a secretaria de Coordenação Governamental.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-paes-forma-dream-team-para-choque-de-capitalismo-na-cidade/