
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ingressou na Justiça com uma queixa-crime contra os primos Filippe Poubel, deputado estadual, e Fábio Poubel, vereador da capital. A ação foi registrada no Tribunal de Justiça do Rio e pede responsabilização dos dois parlamentares por calúnia, injúria e difamação. As informações são da coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo.
De acordo com a petição, as declarações que motivaram o processo foram feitas nas redes sociais. Filippe Poubel aparece em um vídeo chamando Eduardo Paes de “ladrão, bandido e vagabundo”, além de acusá-lo de comandar uma suposta “máfia dos reboques” na cidade.
Já Fábio Poubel também utilizou suas plataformas digitais para acusar o prefeito de desviar R$ 500 milhões da saúde municipal. Nas gravações, o vereador afirmou que os recursos teriam ido para “o bolso de alguém”. Apesar da gravidade da denúncia, não apresentou provas que sustentassem a acusação, embora tenha alegado que entregou documentos ao Ministério Público.
Na ação, a defesa de Eduardo Paes estipulou o valor de R$ 200 mil como base da causa. O prefeito sustenta que as falas dos parlamentares atingem sua honra e têm potencial de causar danos à sua imagem pública e política.
Agora, caberá à Justiça avaliar se as declarações configuram crime contra a honra e se haverá abertura de processo criminal contra os dois parlamentares.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-paes-processa-filippe-e-fabio-poubel-por-calunia-e-difamacao/