7 de julho de 2025
'Ele está certo': Flávio Bolsonaro agradece apoio de Trump e
Compartilhe:

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais nesta segunda-feira (7) para agradecer ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo apoio ao seu pai, Jair Bolsonaro (PL), que é réu em uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Em sua postagem, Flávio endossou as críticas feitas por Trump à Justiça brasileira e reforçou a ideia de que o julgamento de Jair Bolsonaro deve ser feito pelo povo brasileiro nas urnas. “Trump está certo: quem deve julgar Bolsonaro são os brasileiros nas urnas. Não se trata de justiça, se trata de uma verdadeira caça às bruxas contra quem ousou enfrentar o sistema e governar pelo povo”, escreveu o senador.

A manifestação ocorreu poucas horas após Trump publicar em sua rede social, a Truth Social, uma mensagem em defesa do ex-presidente brasileiro. O republicano afirmou que Bolsonaro tem sido alvo de perseguição implacável: “Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.

Trump também declarou que Bolsonaro lidera nas pesquisas e criticou duramente o processo judicial conduzido pelo STF. “O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente. Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto”, escreveu o ex-mandatário norte-americano.

Em tom de apoio ao irmão, Flávio também parabenizou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ativo nas articulações internacionais em defesa do pai: “Parabéns pelo seu trabalho incansável, meu irmão @bolsonarosp! Sabemos da sua luta aí!”, disse o senador.

Processo em andamento no STF

Jair Bolsonaro é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de diversos crimes relacionados a uma tentativa de ruptura institucional. Entre os delitos imputados estão: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento do ex-presidente deve ocorrer entre agosto e setembro deste ano, conforme estimativas sobre o fim do prazo para as alegações finais das defesas dos réus.

Além de Bolsonaro, outros sete integrantes do núcleo central do antigo governo também são réus no processo. Eles já foram ouvidos pela Primeira Turma do STF e negaram envolvimento em qualquer articulação golpista, rebatendo os argumentos da PGR. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, concedeu 15 dias para que as defesas dos acusados se manifestem.

A denúncia apresentada pela PGR aponta a existência de uma articulação organizada em quatro núcleos distintos, com o objetivo de deslegitimar o processo eleitoral e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. O processo penal é uma das frentes mais sensíveis enfrentadas por Bolsonaro no Supremo e pode culminar em uma condenação com efeitos duradouros sobre seus direitos políticos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ele-esta-certo-flavio-bolsonaro-agradece-apoio-de-trump-e-critica-stf-por-julgamento-do-pai/