O líder do PL no Senado Federal, senador Carlos Portinho (PL-RJ), afirmou nesta quarta-feira (9) que o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, aprovado pelo plenário do Senado para assumir a presidência da instituição financeira, prometeu agir com autonomia.
Portinho ressaltou que o futuro presidente do Banco Central não poderá derrubar decisões da instituição com uma “canetada”.
“Ele manifestou, ontem, a disposição de agir de forma autônoma. Ele sabe que as regras do mercado não se derrubam na caneta”, afirmou o senador, em conversa com a Agenda do Poder.
Portinho avaliou que Galípolo é um bom nome para o comando do Banco Central, por ter currículo, e já integrar a cúpula da instituição.
“Ele tem currículo, é do conselho, e está alinhado com a política do Banco Central. Espero que continue assim, porque foi assim que ele se posicionou para todo o Senado”, afirmou o senador.
O mandato do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, terminará em 31 de dezembro de 2024. Ele havia tomado posse em 2019, no primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Galípolo ficará no comando do Banco Central pelos próximos quatro anos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ele-prometeu-agir-de-forma-autonoma-diz-portinho-sobre-aprovacao-de-galipolo-para-a-presidencia-do-banco-central/